Você já ouviu aquele papo de que o SEO morreu? Pois é, essa história já rodou tantas vezes que virou quase uma lenda urbana do mundo digital. Mas calma! O SEO não só está vivo como está se transformando em algo ainda mais poderoso: o AEO.
A IA está mudando a forma como as pessoas buscam informações online.
Por exemplo, provavelmente você, ao fazer uma pergunta ao Google, recebeu uma visão geral da IA, desenvolvida pelo Gemini, o LLM do Google, no topo dos seus resultados:

SEO vs AEO: Entendendo a nova onda
Vamos começar com o básico:
SEO (Search Engine Optimization): é aquela otimização clássica para buscadores como Google e Bing, focada principalmente em palavras-chave estratégicas.
AEO (Answer Engine Optimization): é a evolução natural, focada em responder perguntas complexas e contextuais para chatbots como ChatGPT, Gemini, Claude e outros assistentes de IA.
Mas por que essa mudança está acontecendo? É simples! A forma como usamos a internet está mudando drasticamente. Segundo dados recentes, só nos EUA, 27% dos usuários já trocaram a tradicional página de resultados do Google por conversas com chatbots de IA.
A IA está mudando o jogo do marketing digital
Como explica o especialista Ralf van Veen, “o AEO centra-se na otimização para os motores de resposta e não na otimização para os motores de busca”. Isso significa que precisamos repensar nossas estratégias de conteúdo.
Os modelos de IA atuais são muito mais espertos que os antigos algoritmos. Eles:
– Entendem contexto (não apenas palavras isoladas)
– Interpretam melhor a linguagem natural (como a gente fala no dia a dia)
– São mais intuitivos de usar (quem nunca pediu ajuda ao ChatGPT, né?)
Como se adaptar à era do AEO?
De acordo com a HubSpot, “a combinação SEO com inteligência artificial já é uma realidade, e quanto mais rápido a equipe de marketing souber se adaptar, mais fácil será para criar estratégias eficientes.”
Aqui vão algumas dicas para você começar a se adaptar:
1. Pense em perguntas, não apenas em palavras-chave: Estruture seu conteúdo para responder perguntas específicas que seu público faria a um assistente de IA.
2. Foque na qualidade e profundidade: Os modelos de IA valorizam conteúdo que realmente responde às dúvidas dos usuários de forma completa.
3. Use linguagem natural: Escreva como você fala! As IAs estão cada vez melhores em entender linguagem conversacional.
4. Estruture bem seu conteúdo: Use títulos, subtítulos e listas para facilitar a compreensão tanto para humanos quanto para máquinas.
5. Mantenha-se atualizado: As ferramentas de IA evoluem rapidamente, então fique de olho nas novidades do setor.
O futuro é AEO + SEO
A verdade é que o AEO não vai substituir o SEO – pelo menos não tão cedo. O mais provável é que precisemos dominar ambas as estratégias para ter sucesso no marketing digital dos próximos anos.
Como bem destacado pelo blog República Conteúdo: “à medida que a inteligência artificial avança, e o comportamento do usuário muda, surge um novo tipo de melhoria: a otimização do mecanismo de resposta (AEO).”
Estamos vivendo uma transformação fascinante no mundo digital. A indústria de SEO, que movimentou cerca de US$ 90 bilhões em 2024, está começando a dividir espaço com o AEO. E você, já está se preparando para essa nova era?
Lembre-se: quem se adapta primeiro, conquista vantagem competitiva. Então, que tal começar a experimentar estratégias de AEO no seu próximo conteúdo?
Quer transformar seu site em uma máquina de respostas para o Google e para as IAs?
Comece agora mesmo com um blog estratégico, otimizado para SEO e AEO. Aproveita que tá por aqui e vem conhecer meu portfólio.
Me chama no botão aí debaixo e vamos criar juntos conteúdos que realmente convertem — e aparecem onde importa!